NETWORKS

Bem-Vindo ao Museu do Xadrez

O Museu do Xadrez encontra-se, desde 26 de Julho de 2013, instalado no piso térreo do edifício "O Casulo", imóvel classificado de interesse concelhio e mandado construir pelo pintor José Malhoa.

Este espaço com cariz museológico, a que carinhosamente chamamos de Museu do Xadrez, nasce com o objetivo da constituição de um acervo patrimonial de objetos, ligados ao xadrez, e ao mesmo tempo preservar e mostrar espólios, acervos, ou coleções particulares, de matriz diversificada e de proveniências diversas, ligados a esta modalidade.

Este espaço terá como missão salvaguardar, conservar, valorizar e divulgar os seus bens culturais, doados ou emprestados, tendo em vista o estudo e divulgação do Xadrez enquanto modalidade desportiva ou mera atividade recreativa.

O local, lugar privilegiado de visitantes locais e nacionais pela especificidade e originalidade do seu acervo, único em Portugal, será um espaço onde se promoverá o Xadrez que globalmente se poderá definir como um espaço facilitador do encontro entre o objeto/exposição e o observador / jogador, simples visitante ou conhecedor mais profundo da modalidade.

O espaço possibilitará ao visitante a realização de uma viagem ao mundo do Xadrez, através de objetos e documentos postos à sua disposição: Tabuleiros, peças, fotografias, partidas de xadrez, postais, selos, livros, cartazes,…

O espaço conta com o preciso aconselhamento cientifico, enquanto comissários da exposição dos xadrezistas António Curado e Carlos Dias, aos quais queremos deixar um agradecimento muito especial.

O Pelouro da Cultura