NETWORKS

MISSÃO

O Museu do Xadrez tem como missão salvaguardar, conservar, valorizar e divulgar os seus bens culturais, doados ou emprestados, tendo em vista o estudo e divulgação do Xadrez enquanto modalidade desportiva ou mera atividade recreativa.

OBJETIVOS DO MUSEU

Constituição de um acervo patrimonial de objetos, ligados ao xadrez, e ao mesmo tempo preservar e mostrar espólios, acervos, ou coleções particulares, de matriz diversificada e de proveniências diversas, ligados a esta modalidade.

Ser um local privilegiado de visitantes locais e nacionais pela especificidade e originalidade do seu acervo, único em Portugal.

Promover o Xadrez e ser um espaço facilitador do encontro entre o objeto/exposição e o observador / jogador, simples visitante ou conhecedor mais profundo da modalidade.

Possibilitar ao visitante a realização de uma viagem ao mundo do Xadrez, através de objetos e documentos postos à sua disposição: Tabuleiros, peças, fotografias, partidas de xadrez, postais, selos, livros, cartazes,…